Fotografando a Vida no Toque das Mãos

O Projeto de Artes Visuais FOTOGRAFANDO A VIDA NO TOQUE DA MÃO, de autoria da artista plástica e artesã LINDAURA HONORATO (LINDA), apresenta a produção de obras de artes plásticas e a de esculturas, criadas especialmente para a exposição. O Projeto foi viabilizado por meio de verba de incentivo à cultura PRÊMIO ANICETO MATTI, através da Secretaria de Cultura de Maringá (Edital de Concurso Nº. 007/2018-PMM). O objetivo da exposição é o de mostrar que a arte pode estar em qualquer elemento, por mais simples que ele possa parecer. As obras de artes plásticas foram compostas por quadros, desenvolvidos a partir de técnicas mistas, em alto relevo, que envolveu a utilização de massa, papel maché, tinta, fotografias, objetos, gesso, entre outros elementos. Utilizou-se, também, da técnica da pintura em arte fluídica Dutch pour (técnica holandesa), e, também, de elementos da natureza, como pedras, folhas secas, sementes, cascas de árvores, massa de modelagem, massa plástica, texturas de médio e alto relevo, areia, tinta, madeira, tecido. As esculturas em forma de fontes de água, estátuas e demais representações foram produzidas a partir do cimento, tecido, gesso, madeiras e outros elementos.  Ocorreu na sala de exposições no térreo do Teatro Calil Haddad, na Avenida Dr. Luiz Teixeira Mendes, 2500 – Zona 04, Cidade de Maringá – PR. 

Exposição:   17/11/2019 à 10/12/2019  –  Entrada Gratuita

Vernissage

Exposição Online

A Escultura Manancial representa o princípio, a continuidade. Seu nome está relacionado ao olho  d´água, que traz o significado de fonte abundante, colaborando com o ato semeador. Técnica de modelagem, utilizando materiais reciclados.

A Escultura Jardineiro é quem cultiva o jardim da vida, trazendo consigo as sementes que plantará, colhendo gotas do universo.  Técnica de modelagem, utilizando materiais reciclados. 

O Quadro Uma Gota no Universo demonstra a representação do Planeta Terra, que como uma semente está lançada no universo, para germinação.  Técnicas mistas da arte contemporânea, pintura em arte fluídica (Dutch pour) e materiais diversos.

O Quadro Germinação é construído por elementos necessários à vida: água, fogo, terra e ar. Assim como o processo de germinação de uma semente também é a evolução. Técnicas mistas da arte contemporânea, arte fluídica (Dutch pour) e materiais diversos.

O Quadro Evolução representa a sutileza da criação unida à procriação, em que o amor e a solicitude se unem para a evolução, gerando força e sustentação.  Técnicas mistas da arte contemporânea, pintura em arte fluídica (Dutch pour) e materiais diversos. 

A Escultura Força e Sustentação apresenta a vida no toque da mão: somos força e sustentação, feitos arte e superação. Técnica de modelagem, utilizando materiais reciclados.

Os Quadros Arte e Superação representam a melhor idade, quando decidimos seguir em frente, superar, nos tornar forte. Não há idade para ser feliz, podemos ser a transformação que esperamos! Técnicas da découpage em alto relevo, quadro de arte fluídica (Dutch pour). 

A Escultura Transformação representa processos, momentos, escolhas e mudanças. A vida é um ato de transformação, onde por vezes ocultos os sentimentos, ainda assim, os deixamos emergir e mostrar! Técnica de pintura em arte fluídica (Dutch pour) e materiais diversos. 

A Escultura Moreia retrata a expressão que muitas vezes fazemos de nós mesmos, que,  por vezes, nos escondemos, apenas emergindo em determinados momentos, demonstrando nossas sutilezas. Técnica de pintura em arte fluídica (Dutch pour) e materiais diversos.

A Escultura Gato e suas sutilezas, simboliza a esperteza, agilidade e equilíbrio. O equilíbrio traz a harmonia entre nossos instintos e a nossa Inteligência. Somos escultores naturais de nós mesmos! Técnica de pintura em arte fluídica (Dutch pour) e materiais diversos.

A Escultura “Escultores Naturais” Um terrário, onde convivem várias espécies, em diversas formas e tamanhos. Representam a vida em sua diversidade. Esculpem, modelam, moldam, transformam, e embelezam, instintivamente, a vida. Utilização de materiais diversos. 

A Escultura Instinto e Vida representa a sobrevivência. A vida prossegue esculpindo suas esferas e grãos. Técnica de esculpir em madeira, pinturas mistas e materiais diversos.

A Escultura Esferas e Grãos trazem consigo a vida. Cada semente traz em si a totalidade do fruto. Terra e água: elementos da germinação. Água que brota: som que nasce como música harmoniosa que traz a vida. Esfera decorativa feitas com sementes.

A Escultura Fonte traz a música e a harmonia da vida. Fonte de água vida que brota da terra e faz germinar a semente, transformando em estruturas. Técnica de modelagem, utilizando materiais reciclados.

A Escultura Galhos Estruturais representa as estruturas da vida. A vida que se modela no toque da mão. Construção de materiais naturais e reciclados.

Projeto foi viabilizado por meio de verba de incentivo à cultura PRÊMIO ANICETO MATTI, através da Secretaria de Cultura de Maringá (Edital de Concurso Nº. 007/2018-PMM).